Decoração > Esculturas Franjas de Parede
- ResumoA coleção de Franjas de Parede da Oiamo explora o movimento e a textura que surge, lentamente, do encontro entre a sabedoria ancestral e as fibras naturais. As peças são esculturas têxteis inspiradas na indumentária utilizada em rituais de matriz africana que constituem a memória dos povos negros do Rio Grande do Sul. Responsáveis por uma produção de conhecimento que não é referenciada quando se conta a história do Sul do Brasil. O projeto mobiliza artesãs negras com mais de 50 anos da Cooperativa 20 de Novembro e da região metropolitana de Porto Alegre/RS.
Compartilhe:
Descriçao
Reivindicar memórias – o sul negro
Por Tiago Braga (@oiamodesign)
Artesãs: Sandra Romero Silveira, Sandra Rodrigues de Oliveira, Fernanda Gomes de Vargas, Elis Regina de Vargas, Lucia das Graças – Porto Alegre / RS
Em uma era onde as experiências tendem a ser rápidas e transitórias, a Oiamo apresenta sua coleção de Franjas de Parede a partir do encontro entre a sabedoria ancestral as fibras naturais que brotam da terra. As peças são inspiradas na indumentária utilizada em rituais de matriz africana que constituem a memória dos povos negros do Rio Grande do Sul. Responsáveis por uma produção de conhecimento que não é referenciada quando se conta a história do Sul do Brasil. O projeto mobiliza artesãs negras com mais de 50 anos da Cooperativa 20 de Novembro e da região metropolitana de Porto Alegre/RS.
Sua forma selvagem e ancestral é um convite à interação. São Esculturas Sensoriais que trazem o ritmo das planícies sulinas, a energia da ancestralidade e a resistência dos povos originários do extremo sul do Brasil.
- Material: Sisal
- Feito à mão
- Bordado, macramê e tapeçaria
- Cores: Camelo, areia, ouro velho
- Cuidados: Não lavar, limpar com escova macia ou pano seco.
Dimensões
80x120cm (aproximadamente)
Peso
2,5kg (aproximadamente)
Empresa
OIAMO
Endereço
Rua Professor Fernando Carneiro, 83Porto Alegre - RS